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Marketing online ou offline?

Estratégia de marketing é um assunto tão amplo e com tantas possibilidades que fica confuso saber quais são as melhores estratégias para seu negócio. É melhor o marketing online, offline ou um pouco de cada?

Diferenças básicas do marketing online e offline.

No Marketing online:

Hoje o mundo é praticamente digital e, a cada dia que passa, mais pessoas estão conectadas à internet. E mais pessoas estão utilizando a internet para comprar produtos e serviços.

  • Alguns exemplos dos meios utilizados para divulgação e informação:
    – Sites (institucional, promocional, hotsite, blog, etc.);
    – Blogs
    – Fóruns
    – Vídeos
    – Redes sociais (Facebook, Twiiter, Linkedin, Instagran, Pinterest, etc);
    – Links patrocinados;
    – E-mail MKT , etc.

Para medir o retorno do seu investimento, os meios atuais são acessíveis e costumam ter indicares prontos. Na internet, tudo fica gravado, possibilitando um levantamento exato do resultado de uma ação.

No Marketing offline:

O marketing tradicional já não tem a mesma força que tinha, pois as pessoas já não acreditam mais nele como antigamente. Isso aconteceu porque o acesso à informações ficou muito mais fácil com a internet, e com isso as pessoas conseguem fazer uma análise muito melhor sobre o custo-benefício de um produto ou serviço que desejam adquirir.

  • Alguns exemplos dos meios utilizados para divulgação e informação:
    – Propaganda impressa como: panfletos, revistas, jornais;
    – Propaganda em televisão e rádio;
    – Telemarketing, entre outros.

Para medir o retorno do seu investimento você pode comparar os resultados das vendas anteriores com os resultados depois da ação. Ainda pode criar pesquisas rápidas para saber como os clientes chegaram até sua empresa e o que acham do seu produto. Essas são algumas ações pontuais. Existem outras formas de medir, mas não são formas simples e nem baratas (sistemas próprios, consultorias, pesquisas mercadológicas).

Resumindo: Mensurar o ROI de uma estratégia offline é muito mais complicado do que em uma estratégia de marketing online.

Pense na situação do mercado no momento. Pense no processo compras e sua evolução.

Para definir qual a melhor estratégia para investir é importante ter o retorno sobre o investimento realizado (ROI). Ter indicadores é a única forma eficiente de analisar o quanto os resultados da sua estratégia estão sendo benéficos para sua empresa. Acompanhando os números com a devida frequência é possível rever a estratégia e não perder nem tempo e nem dinheiro.

Hoje as pessoas buscam muito mais informações antes de tomar uma decisão. E o lugar onde elas mais procuram é na internet, por isso é importante que sua empresa esteja presente com uma estratégia de marketing online eficiente. Os consumidores procuram sites, conteúdos, diferentes empresas, fóruns, blogs, qualquer tipo de informação para ter certeza de que estão fazendo uma boa escolha. E tenha convicção, consumidores acreditam muito mais no que os outros consumidores dizem do que em uma publicidade. Ou você realmente acredita que a Xuxa usa Monange?

Qual a melhor estratégia para sua empresa: Marketing online ou offline?

segmentos-diversos_2Para definir qual a melhor estratégia para sua empresa você precisa entender perfeitamente quem é seu público, ou seja, para quem você está vendendo. A partir do momento que você tem a definição do seu cliente, pode analisar qual é o marketing mais adequado para potencializar os resultados da sua empresa.

Muitas vezes, investir em marketing online e offline ao mesmo tempo pode acabar se tornando inviável; não porque o custo do investimento é alto, mas porque você não possui uma forma eficiente de analisar o ROI. Por isso, você deve sempre procurar estratégias online ou offline que possuam uma forma eficiente de analisar qual o retorno financeiro que a sua empresa está tendo. Se uma estratégia apresenta um ROI muito positivo para sua empresa, o custo dela não é importante, pois você ganhará mais do que investe e sua empresa crescerá.

É o futuro batendo a nossa porta.

No mundo de hoje, as mudanças estão acontecendo cada vez mais rápido e por isso as empresas devem sempre se atualizar. Estratégias de marketing, assim como tudo na vida, não vão durar para sempre. Você deve se manter a par das novas tendências e estratégias para investir. Não fique preso a uma estratégia que funcionou bem no passado e hoje já não traz os mesmos resultados.

A melhor estratégia que podemos adotar é ficar de olho no futuro, sempre. E com o marketing online e offline isso não é diferente.

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