» » » Outubro Rosa

Outubro Rosa

Outubro Rosa! Nossas flores não precisam de espinhos. 

Facebokk_Post_700x700px_SET15_1809_Post04

Você sabe o que é Outubro Rosa? Iniciado nos Estados Unidos e hoje reconhecido mundialmente é um movimento que representa a luta contra o câncer de mama.
Com a aprovação do Congresso Americano ele ficou oficializado no mês de outubro e é identificado pelo laço rosa – daí o nome Outubro Rosa – e o objetivo é estimular a prevenção à doença por meio da realização periódica do autoexame das mamas, gerando também informação e apoio às mulheres.

Tudo teve início na última década do século 20, quando a Fundação Susan G. Komen começou a distribuir laços rosa aos participantes da primeira corrida pela cura – 1990 – em Nova York. Desde então, outras cidades dos Estados Unidos tomaram a iniciativa de se enfeitarem com estes laços e de promoverem corridas, desfiles de moda com sobreviventes, partidas de boliche, etc.

Assim, para que o Outubro Rosa ganhasse ainda mais visibilidade, surgiu a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, entre outros locais. O movimento foi ganhando cada vez mais popularidade, motivando pessoas no mundo todo pela prevenção e pelo combate à doença.

Onde quer que exista um estabelecimento iluminado de rosa a mensagem é facilmente compreendida: Outubro Rosa no combate ao câncer de mama: previna-se!

No Brasil – por meio de um grupo de mulheres que conseguiu apoio de uma empresa de cosméticos europeia – o primeiro monumento a ser iluminado de rosa foi o Obelisco do Ibirapuera, em 2002, quando se comemoraram os 70 anos do encerramento da revolução constitucionalista.

Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, na cidade de Santos – litoral de SP – iluminou de rosa a Fortaleza da Barra – em homenagem ao Dia das Mães e ao Dia Estadual de Prevenção ao Câncer de Mama (São Paulo). O objetivo foi incentivar as mulheres a participarem dos mutirões de mamografia realizados pelo governo nos meses de maio e novembro.

Essa iniciativa e as várias reportagens de TV e jornal foram divulgadas no Course for the Cure, o curso pela cura realizado pela ONG americana Susan G. Komen, no hospital Albert Einstein – SP.

Aos poucos o Brasil foi avançando no movimento, e em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa alguns de seus monumentos e prédios situados em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas, entre outras cidades.

Você lembrou de fazer o autoexame hoje?

Deixe uma resposta