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Dicas para criar sua primeira Loja Virtual

“Abri minha empresa e quero começar a vender pela internet. E agora? Por onde começo? “.

A base desse processo é o tripé: Produto x Cliente X Estrutura

Se você está pensando isso, vamos agora aos passos básicos que servem como um check list de ações.

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Passo 1 – Saber o que você vai vender

Esse é o início de tudo. Dentro do mix de produtos que você trabalha, escolha um segmento para ser autoridade, ou seja, ter variedade desse produto, ter preço, ter novidades. Um pequeno empreendedor precisa ser especialista num segmento para se destacar. Não tente competir com os grandes varejistas. Trabalhe naquilo que eles tem pouca variedade, dentro do mix de produto que você tem.

 

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Passo 2 – Ter o nome da sua Loja e seu domínio

A internet necessita do nome virtual para sua Loja. Nessa etapa, a escolha de um domínio é um processo fundamental na identificação e divulgação, sendo esta tarefa importantíssima para o sucesso do empreendimento. É possível pesquisar domínios no registro.br (digite assim mesmo no google ou clique no link) e ver se o nome que você pretende está disponível.

Leia nossas dicas para escolher um nome para sua loja virtual em: “Dicas para escolher um bom nome para seu negócio

 

 

Item03-08012016Passo 3 – Escolha a plataforma para hospedar sua loja virtual

A escolha da plataforma é decisiva para o sucesso do seu e-commerce já que é ela que permite uma navegação amigável para o usuário, faz a relação às formas de pagamento que serão oferecidas e, ainda, permitirá  que, no futuro, você aumente o portfólio de produtos oferecidos.  A plataforma é o pilar que sustenta todas as operações (gerencia a venda, entrega, os produtos, estoques e preços) da loja virtual.

Há uma grande variedade de opções disponíveis hoje em dia e você pode optar por plataformas alugadas, privadas e open source (códigos abertos). Todas tem suas vantagens e desvantagens e para escolher qual é a ideal leia essa matéria do E-commerce Brasil para saber como escolher uma. Lembre-se a plataforma tem que estar adequada a seus objetivos e público.

 

 

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Passo 4 – Criar a identidade da sua loja (logotipo e layout)

Como numa loja física, temos que despertar o interesse no cliente para que ele compre o que procura e também fazer compras por impulso. Numa loa virtual deve funcionar da mesma forma. Isso se chama layout de loja. É A identidade da loja, Ela precisa ajudar o cliente a comprar o que ele precisa e sugerir produtos complementares ou em oferta. Deve ser agradável, simples, intuitiva e passar segurança. Veja as lojas dos grandes varejistas do seu segmento. Isso vai te inspirar a conduzir o layout da sua.

 

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Passo 5 – Dê informações e passe confiança

Para cultivar a confiança dos clientes é necessário ter no mínimo essas páginas para que o cliente tenha informações e se sinta seguro:

– Home (Página Principal)

– Categorias (facilita a navegação)

– A Empresa – uma breve descrição

– Dúvidas Frequentes (como comprar, formas de pagamento, formas de entrega, processo de devoluções, entre outras)

– Formas de Contato (SAC, Fale conosco, telefone, chat online)

– Mapa do Site (facilita encontrar algo específico)


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Passo 6 – Cadastre os produtos de forma que o cliente ache simples e fácil comprar

Numa loja virtual quanto mais detalhes você der do produto, mais segurança o seu cliente vai ter na compra. Liste características, detalhes como cor, tamanho, textura, modelos, sua forma de uso e funcionalidades. Essas informações ajudam à agregar valor ao produto e ajudar o cliente a entender as funções do produto com clareza e realizar a compra com confiança.

 

Item07-08012016Passo 7 – Definir como entregar o produto

A escolha das formas de frete é muito importante, pois o processo de entrega não pode falhar em uma negociação online. Hoje, mais de 90% dos pedidos realizados são entregues pelos Correios através de algum dos serviços deles (Pac, Sedex, e-Sedex,Sedex 10), mas devemos lembrar que os Correios tem limitações de tamanho e peso e não são todos os tipos de produtos que ele trabalha. Eles possuem um política bem rígida que inclui varias restrições e proibições, por isso, fique atento a isso. Acesse o site do correio e saiba mais. (http://www.correios.com.br/correios-online)

Se o seu caso for a necessidade de transportar produtos que os Correios também não te atendam, você precisa procurar os serviços de uma transportadora para entregar os seus produtos. Uma transportadora pode ter alcance nacional, regional ou estadual, sendo, portanto, necessária uma pesquisa e contato prévio para verificar quais regiões são atendidas e os preços praticados em cada uma delas. Existe algumas empresas que têm mais experiência em trabalhar com e-commerce como a Jadlog (http://www.jadlog.com.br/), por exemplo que disponibilizam um sistema que permite simulação de preços de frete online e dessa forma calcular o frete dentro da loja virtual como nos Correios.


ITEM08-NOVOPasso 8 – Como o cliente vai pagar?

Quanto mais opções de pagamento sua loja oferecer, maior será a chance de transformar o pedido numa venda, ou seja, fazer a conversão.. Atualmente, existem inúmeras formas de pagamento que podem ser implantadas e que facilitam a vida do empresário. Todas as formas de pagamento tem vantagens e desvantagens, por isso uma pesquisa para melhor entendimento é importante. Um checkout transparente, aquele que faz o pagamento dentro do próprio site, tem uma conversão até 30% maior do que aquele em que o cliente é redirecionado para outra página para fazer o pagamento. Se puder faça a opção por essa forma.

Opte no início da operação por parceria com meios de pagamentos que minimizem as fraudes, o chamado CHARGEBACK,, que é quando o cliente contesta a compra com o cartão de crédito e a operadora desconta de sua empresa o valor.

Leia mais sobre o assunto aqui).
Para saber mais sobre as fraudes leia aqui

 

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Passo 9 – Ser uma Loja confiável e segura

Ao buscar fazer uma compra pela internet o consumidor repara se a loja tem uma certificação de segurança SSL, que garantem a segurança das transações. As conexões HTTPS também garantem a criptografia de dados e que pode ser reconhecido pelo “s” no começo do endereço do site, em “https://”.  Para obtê-los, empresas precisam passar por processo de certificação.

Você pode usar empresas especializadas como a GoDaddy por exemplo. Veja aqui

Uma política de privacidade clara e forte também ajuda a ganhar a confiança do consumidor.

 

 

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Passo 10 – Marketing digital

É necessário desenvolver um trabalho de marketing digital para que sua Loja seja conhecida por seu público e para atingir novos consumidores.

Há algumas maneiras de divulgação que podem ser realizadas: SEO (Otimização para sites de busca), Links Patrocinados (Google entre outros), as redes sociais com e sem anúncios patrocionados (Facebook, Instagram, entre outras) e sites comparadores de preço (Buscapé, Shopping Uol, entre outros). Também é possível participar de Marktplaces que os grandes varejistas oferecem, como Extra, Submarino, entre outros. Isso é o que fará com que as pessoas saibam que sua loja está aberta.

Lembre-se, você não tem pessoas passando na porta como um shopping ou uma loja de rua. O que leva clientes para sua loja são essas estratégias de marketing e propaganda digital.

Leia mais  aqui

 

Esses 10 passos servem num primeiro momento como um guia a ser seguido para um melhor resultado na sua loja, mas uma dica essencial é que o trabalho numa loja virtual nunca termina. Você começa, mas como numa loja física, você precisa de foco. em todos os processos.

Agora é só começar seu projeto para entrar no mundo virtual. Boa sorte!

 


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