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Dicas para você se destacar dos concorrentes

 

Ao iniciar o seu próprio negócio, o empresário tem que ter em mente que para conseguir sucesso precisa fazer e ser melhor do que seu concorrente. Essa é uma regra que você nunca deve esquecer. Faça algo que o torne único, inesquecível.

Mesmo na crise, sempre tem cliente. As pessoas não param de consumir, mas elas fazem isso em menor quantidade, com mais cuidado e atenção. Detalhes passam a ser mais importantes do que nunca, afinal de contas “Retail is detail”, ou seja, “Varejo é detalhes” como dizia San Walton, o fundador da maior rede de varejo do mundo o Wal-Mart.

Aqui vão algumas dicas para te ajudar:

01 – Conheça seu concorrente e seja melhor que ele

Observe, aprenda e melhore o seu negócio acompanhando o que a concorrência faz. Desde o seu concorrente do lado, do mesmo tamanho ou até menor que sua empresa, até os grandes varejistas. Isso se chama “benchmarking” e é uma ferramenta de gestão utilizada por grandes empresas no mundo todo. Isso serve para um produto, um serviço ou uma loja.

Para se manter vivo e se destacar em um mercado que muda tanto, é preciso ter à mão todas as informações possíveis e aprender com os erros para fazer melhor.

Veja aqui uma matéria da Endeavor sobre isso.

02 – Crie estratégias para a sua empresa.

A palavra “estratégia” as vezes assusta, mas ela quer dizer “o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los”. Isso se faz com P L A N E J A M E N T O e é a única maneira de se preparar para a concorrência e o mercado.

Uma ferramenta que ajuda muito a estruturar um Planejamento, é a análise SWOT.

De forma organizada você vai analisar seus pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades que o mercado oferece. Saber onde você pode falhar, no que pode melhorar ou quais são os seus pontos fortes. Depois trate de resolver todos os problemas que tiver e evidencie os seus pontos fortes. Mas concentre-se mais neste último ponto. Para se destacar dos seus concorrentes, aposte mais naquilo que é melhor.

Veja o que é e o que você consegue numa análise SWOT clicando aqui

 

03 – Tenha qualidade no que você oferece ao seu cliente

A internet ampliou de forma global a possibilidade de um consumidor comprar. Do seu concorrente do lado a um site de compras da China, é só pesquisar no Google por qualquer produto ou serviço e facilmente ele encontrará muitas opões.

Mas como ser visto no meio de tantos concorrentes?

A palavra mágica é QUALIDADE. Mas ter qualidade em tudo? É possível?

Pense nisso: Uma Ferrari e um Volvo. O mais veloz e o mais seguro. Se analisarmos a qualidade da Ferrari no quesito segurança ela não é a melhor opção. Nesse caso o Volvo tem mais qualidade nesse quesito.  E quando pensamos num carro seguro, Volvo é a marca que vem em nossa mente.

Dessa forma você deve avaliar a qualidade do que oferece. Tenha um bom produto ou serviço e seja o MELHOR num ponto que seja importante para o consumidor.

Por exemplo: Ser a pizza mais rápida ou a mais recheada, ou a mais crocante…

Isso fará você se destacar.

04 – Relacione-se com seu cliente

Quando uma empresa tem um bom relacionamento com seu cliente, esse acaba por ser uma das principais formas de propaganda: positiva, espontânea e gratuita. Hoje o cliente procura uma experiência com a marca, por isso é essencial estabelecer um relacionamento com ele.

No que você deve focar o seu relacionamento com o cliente?

A primeira palavra é confiança: Isso é a base de qualquer relacionamento. Ele precisa confiar na sua empresa. E isso você conquista ao cumprir com aquilo que você prometeu na hora de fazer a venda. Não precisa ser mais, mas não pode ser menos.

A segunda palavra é resolutividade: Problemas vão acontecer, mas a sua prontidão e transparência para solucionar podem conquistar um cliente para sempre e que fará uma propaganda de sua empresa para muitos outros.

A terceira palavra é interesse: Ter interesse verdadeiro pelo seu cliente. Saber o que aconteceu em todas as interações do cliente com sua empresa e usar essa informação da forma correta transforma clientes em pessoas e pessoas é que compram, falam de sua empresa e abrem possibilidades para novos negócios. Isso pode ser feito tanto por pequenas, médias ou grandes empresas. Hoje existem muitos recursos de gestão de relacionamento (CRM) que auxiliam nesta tarefa.

Resumindo:

ESTRATEGICA-02-02

 

 

 

Aumente suas chances de se destacar da concorrência com a Iblanco Digital.

 

 

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