» » » Dicas para encarar os desafios que as pequenas empresas enfrentam nos tempos atuais

Dicas para encarar os desafios que as pequenas empresas enfrentam nos tempos atuais

 

Só existe um jeito de enfrentar desafios: Se preparando para eles. Atitudes preventivas farão com que você supere qualquer dificuldade e fortaleça a sua empresa. Um bom planejamento e uma avaliação constante são a receita certa vencer os desafios.

Vamos ver 7 dicas fundamentais para superar os desafios

item11. Conheça a sua área de atuação

Saber muito sobre o tipo de negócio que deseja abrir parece óbvio, né? Mas não é.

Conhecer a concorrência, público-alvo, canais de distribuição, legislação e fluxo financeiro são fatores fundamentais para o negócio. Pesquisar muito, visitar empresas do segmento, conversar com outros empresários e procurar ajuda de profissionais são atitudes fundamentais.

 

item22. Fazer um plano de negócios

Esse, na prática, é o primeiro passo para o início de qualquer empresa. Na ânsia de abrirem logo seu próprio negócio, os empresários se esquecem de um passo essencial para o sucesso: um plano de negócios (Business Plan). Sem um direcionamento, é impossível estabelecer metas. Ele é tão importante que está presente em todas as etapas e deve responder a questões como: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá?

Muitos negócios acontecem sem planejamento, pela necessidade ou ainda pela oportunidade. Hoje o empresário hoje pode contar com o auxilio de empresas como o Sebrae para montar seu planejamento. Consulte o site do Sebrae para maiores informações.

 

item3

 

3. Pensar em Marketing

Pensar em marketing é pensar no cliente, que é a vida de todas as empresas. Pense em como sua empresa vai ajudar a melhorar a vida do seu cliente. Não pense em como vender para ele e sim como ajuda-lo a viver melhor. Isso sim, fará a sua empresa importante para ele. Lembre-se as pessoas compram benefícios e não produtos ou serviços.

 

 

item44. Cuidado com o excesso de informações

Saber o que tem de novo, as tendências do mercado, é fundamental para a evolução de uma empresa, mas não se perca nisso. Recebemos hoje num único dia, informação equivalente a 174 jornais inteiros, de acordo com pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia.

Por isso foco no que é importante. Esse artigo do Christian Barbosa vai te ajudar bastante a priorizar e focar.

 

item55. Avaliar o tempo todo

Tudo o que envolve a empresa é importante para seu sucesso. Por isso muitas vezes, o empresário fica tão focado em atender aos clientes e lidar com a burocracia diária que se esquece de algo primordial: avaliar os resultados.

Selecione um dia ou mesmo algumas horas por semana para verificar como sua empresa está. Saia para ver os concorrentes e outros negócios. Compare com a sua empresa.

 

item6 6.Conquistar e manter clientes

Ter novos clientes é fundamental para perpetuar uma empresa, mas seu sucesso está ligado primordialmente a manter os clientes conquistados. Segundo Kotler, o custo de um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que manter um cliente fidelizado.

E sabe o que acontece? Eles não reclamam. Em 95% dos casos, simplesmente deixam de comprar. E por que sua empresa perde clientes? ATENDIMENTO em 65% das vezes.

Conquistar clientes é função de propaganda, de um bom ponto, de um bom relacionamento, mas manter clientes é função de pessoas, de atendimento…

Invista seu tempo em observar como seu cliente é atendido por sua equipe. Chame depois e faça a correção. A contratação de uma empresa de “cliente oculto ou cliente fantasma” também irá ajudar. Faça a correção, não deixe para depois. Seus clientes podem não querer esperar. 

 

item77. Relacionamento com equipe

Uma empresa é feita de pessoas e processos. Pessoas são as grandes responsáveis por fazer os processos funcionarem e pelo sucesso das empresas. Para atrair talentos, pense fora do comum e oferte aquilo que as pessoas buscam. Uma atitude muito importante é estar próximo de sua equipe. Converse com eles. Entenda como pensam e o que esperam. Pense como sua empresa pode oferecer possibilidades de crescimento e qualidade de vida. Faça com que eles sintam-se participando das ações, e dessa forma eles também despertarão a paixão pelo seu negócio e o desejo de que ele progrida. Uma equipe bem dirigida, motivada e concentrada, com certeza trará excelentes resultados aos negócios.

 

 Conclusão: Conhecendo a empresa, com o capital necessário, planejamento, conhecimento, clientes, acompanhamento de seu negócio e muita dedicação, o empresário trilhará o caminho para ser bem-sucedido!


Micro, pequena e grandes empresas:  Seja qual for a dimensão, a Iblanco Digital atende com qualidade e economia.

Deixe uma resposta