7 dicas fundamentais para superar desafios

Desafios das pequenas empresas

 

Só existe um jeito de enfrentar desafios: Se preparando para eles. Atitudes preventivas farão com que você supere qualquer dificuldade e fortaleça a sua empresa. Um bom planejamento e uma avaliação constante são a receita certa vencer os desafios.

 

Pequenas empresas: como superar os desafios

 

1. Conheça a sua área de atuação

Saber muito sobre o tipo de negócio que deseja abrir parece óbvio, né? Mas não é.

Conhecer a concorrência, público-alvo, canais de distribuição, legislação e fluxo financeiro são fatores fundamentais para o negócio. Pesquisar muito, visitar empresas do segmento, conversar com outros empresários e procurar ajuda de profissionais são atitudes fundamentais.

 

2. Fazer um plano de negócios

Esse, na prática, é o primeiro passo para o início de qualquer empresa. Na ânsia de abrirem logo seu próprio negócio, os empresários se esquecem de um passo essencial para o sucesso: um plano de negócios (Business Plan). Sem um direcionamento, é impossível estabelecer metas. Ele é tão importante que está presente em todas as etapas e deve responder a questões como: Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá?

Muitos negócios acontecem sem planejamento, pela necessidade ou ainda pela oportunidade. Hoje o empresário hoje pode contar com o auxilio de empresas como o Sebrae para montar seu planejamento. Consulte o site do Sebrae para maiores informações.

 

3. Pensar em Marketing

Pensar em marketing é pensar no cliente, que é a vida de todas as empresas. Pense em como sua empresa vai ajudar a melhorar a vida do seu cliente. Não pense em como vender para ele e sim como ajuda-lo a viver melhor. Isso sim, fará a sua empresa importante para ele. Lembre-se as pessoas compram benefícios e não produtos ou serviços.

 

4. Cuidado com o excesso de informações

Saber o que tem de novo, as tendências do mercado, é fundamental para a evolução de uma empresa, mas não se perca nisso. Recebemos hoje num único dia, informação equivalente a 174 jornais inteiros, de acordo com pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia.

Por isso foco no que é importante. Esse artigo do Christian Barbosa vai te ajudar bastante a priorizar e focar.

 

5. Avaliar o tempo todo

Tudo o que envolve a empresa é importante para seu sucesso. Por isso muitas vezes, o empresário fica tão focado em atender aos clientes e lidar com a burocracia diária que se esquece de algo primordial: avaliar os resultados.

Selecione um dia ou mesmo algumas horas por semana para verificar como sua empresa está. Saia para ver os concorrentes e outros negócios. Compare com a sua empresa.

 

6.Conquistar e manter clientes

Ter novos clientes é fundamental para perpetuar uma empresa, mas seu sucesso está ligado primordialmente a manter os clientes conquistados. Segundo Kotler, o custo de um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que manter um cliente fidelizado.

E sabe o que acontece? Eles não reclamam. Em 95% dos casos, simplesmente deixam de comprar. E por que sua empresa perde clientes? ATENDIMENTO em 65% das vezes.

Conquistar clientes é função de propaganda, de um bom ponto, de um bom relacionamento, mas manter clientes é função de pessoas, de atendimento…

Invista seu tempo em observar como seu cliente é atendido por sua equipe. Chame depois e faça a correção. A contratação de uma empresa de “cliente oculto ou cliente fantasma” também irá ajudar. Faça a correção, não deixe para depois. Seus clientes podem não querer esperar. 

 

7. Relacionamento com equipe

Uma empresa é feita de pessoas e processos. Pessoas são as grandes responsáveis por fazer os processos funcionarem e pelo sucesso das empresas.

Para atrair talentos, pense fora do comum e oferte aquilo que as pessoas buscam. Uma atitude muito importante é estar próximo de sua equipe. Converse com eles, entenda como pensam e o que esperam, pense como sua empresa pode oferecer possibilidades de crescimento e qualidade de vida e faça com que eles sintam-se participando das ações. Dessa forma eles também despertarão a paixão pelo seu negócio e o desejo de que ele progrida.

Uma equipe bem dirigida, motivada e concentrada, com certeza trará excelentes resultados aos negócios.

 

 Conclusão: Conhecendo a empresa, com o capital necessário, planejamento, conhecimento, clientes, acompanhamento de seu negócio e muita dedicação, o empresário trilhará o caminho para ser bem-sucedido!


Micro, pequena e grandes empresas: Seja qual for a dimensão, a Iblanco Digital atende com qualidade e economia.