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Facebook: Como e porque anunciar

PrintA divulgação no Facebook serve para qualquer tipo de negócio, seja online ou offline. A simples presença da empresa será percebida por milhares de pessoas que se interessem pelo seu segmento. Quando utilizado corretamente e de forma estratégica, ele pode ajudar a gerar mais vendas.

Veja na imagem ao lado, alguns dados para mostrar o potencial de anunciar no facebook

Para entrar nesse universo, a primeira pergunta será: Você já tem uma Fan Page?

Antes de qualquer coisa, você vai precisar de uma Fan Page para poder fazer qualquer tipo de divulgação. É importante lembrar que o Facebook proíbe que empresas utilizem páginas de usuários para a sua empresa. Se for uma página pessoal que esteja fazendo ações de divulgação, ela poderá ser deletada a qualquer momento pelo Facebook.

Uma Fan Page de sucesso é aquela que tem muitos fãs, mas fãs REAIS. Porque reais? Infelizmente existem serviços que vendem fãs e curtidas.É preciso entender que fãs comprados, geralmente não são fãs reais, ou seja, são contas “fantasmas” apenas para aumentar o número de curtidas na página e esses fãs não vão interagir com você. O resultado das suas ações de divulgação serão bem negativos. O próprio facebook alerta sobre esse assunto. Entenda melhor aqui.

Veja aqui como você pode criar uma Fan Page.

Algumas  razões para fazer o anúncio da sua empresa no Facebook:

– Baixo custo em comparação com as mídias tradicionais. Assim as pequenas e médias empresas também conseguem colocar sua marca e serem vistas pelo mundo todo.

 A garantia de audiência e segmentação adequada (sexo, idade, preferências, entre outros). Você poderá escolher, o público-alvo que você quer que veja o seu anúncio. Este é determinado por questões demográficas e/ou geográficas. E também por interesses, por exemplo, você pode escolher que as pessoas que curtem a página “X” vejam o seu anúncio. No caso do Facebook, seus anúncios segmentados funcionam muito bem para atrair uma audiência qualificada a um custo bastante acessível.

– O controle total das ações, sendo que os relatórios de acompanhamento oferecem uma visão transparente dos resultados obtidos, tudo é mensurado e nada fica sem receber a devida análise.

 

Como divulgar no facebook?

O Facebook possibilita duas formas de divulgação: a gratuita e a paga.

Forma gratuita.

Postar Conteúdos “Compartilháveis” e “que te torne referência no assunto”

Uma ótima maneira de conseguir fãs e seguidores fiéis é ter conteúdos que  despertem a atenção das pessoas ao ponto de fazê-las compartilharem esse conteúdo com os amigos delas. Quando uma postagem é interessante, geralmente quem vê se sente motivado a curtir a página, espalha a informação na sua rede e ainda utiliza seu conteúdo como referência.

Forma paga.

O Facebook possui várias formas de divulgação pagas, algumas são:

• Obter mais opções “Curtir” – Esse formato é o mais tradicional. São aqueles anúncios que ficam no centro ou à direita de sua página inicial.

• Promover engajamento nas publicações – Com este formato você pode promover uma publicação. O grande diferencial desse formato é que o anúncio aparece no feed de notícias das pessoas, ou seja, bem aonde as pessoas estão vendo.

 

E quanto investir no Facebook?

facebook-estrategia
Modelo de segmentação

A resposta mais lógica é…depende. Não existe um investimento mínimo mensal para compra de anúncios no Facebook. O preço pode ser definido de várias formas e o custo depende de quantas pessoas você quer alcançar

É possível escolher entre:

CPM  – Custo por Mil impressões, ou seja, o anunciante só paga quando o anúncio recebe mil impressões (visualizações). Esta forma está disponível apenas para rede de display e o anunciante paga por mil impressões, independente do número de cliques.
CPC – Custo por clique ou também conhecido PPC (Pay Per Click) é uma opção de lances que você paga para cada clique que ocorre em seu anúncio. É o método mais utilizado entre os anunciantes, pois costuma trazer mais retorno.
CPA –  significa Custo por Ação ou Custo por Aquisição, nesta opção você paga quando o usuário tem uma ação específica em seu site, podendo ser uma compra, uma inscrição, um download, entre outros.

O Facebook recomenda o custo por mil.

Saiba mais sobre tudo o que envolve os custos aqui

 

Não podemos esquecer que sempre há um investimento de tempo e energia, especialmente em produção de conteúdo. No entanto é um investimento muito mais acessível para médias e pequenas empresas do que anunciar nas mídias tradicionais.

Resumindo:

É preciso planejar como será a sua campanha e o que você espera dela. O importante é não deixar de usar. Não existe uma receita de bolo que lhe garantirá retornos imediatos, mas com certeza, o Facebook é uma excelente opção.


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