» » » PIB baixo, hora de investir em Marketing.

PIB baixo, hora de investir em Marketing.

2Passada a euforia do crescimento da nossa economia, enquanto o resto do mundo amargava a pior crise da história, agora o PIB teima em estar abaixo do esperado e o consumidor fica cada vez mais cauteloso. Então o empresário brasileiro volta àquele dilema recorrente: investir ou não na empresa e em novos negócios?

Nestas horas, ter um bom planejamento de marketing com ações de curto, médio e longo prazo é fundamental para estar sempre à frente da concorrência, aproveitando as oportunidades e mantendo-se presente na mente e no coração do consumidor, não importa quem seja o ministro da fazenda.

Desde que eu era criança, tenho visto a economia do Brasil passar por uma montanha russa sem fim. Embora em décadas passadas, o empresário não tivesse as condições básicas para inovar e lançar novos negócios, atualmente temos mercado consumidor suficiente para praticamente qualquer tipo de produto­ e preço para todos os tamanhos de bolsos também.

O planejamento de marketing dá a direção sobre o que vender, para quem vender e como vender, seja quando a economia está crescendo e principalmente quando ela não vai tão bem assim. Engana-se quem pensa que o marketing está relacionado apenas com propaganda. Ele é muito mais que isso. Através dele pode-se melhorar a logística, a compra dos fornecedores, o treinamento dos vendedores, o atendimento, a aparência do ponto de venda, o merchandising e uma infinidade de coisas que impactam no resultado da empresa, independentemente dos rumos da economia.

Globalização, facilidade de importação, queda da inflação, queda do desemprego, internet, redes sociais, crescimento da classe C, têm sido fatores que mudaram o mercado de consumo para sempre. Hoje, o consumidor está mais exigente, esclarecido, tem muitas opções ao seu dispor e quer desconto, fazendo valer cada centavo do seu dinheiro na hora de comprar. E reclama um montão nas redes sociais quando sente que foi lesado.

Se não bastasse isso, ainda tem a boa e velha concorrência, pronta para se aproveitar dos seus erros. Tenha a certeza de que ela não está parada. Tempos difíceis para o empresário? Não para aqueles que se planejam. Para eles é tempo de grandes oportunidades. Enquanto todo mundo chora, passam a vender lenços.

Se você ainda está em dúvida sobre investir ou não nestes tempos, a certeza é: invista no marketing para sua empresa. Só não tente fazer isso sozinho. Fazer um bom planejamento de marketing com ações integradas é coisa para especialistas e não é caro como muitos pensam. Quando um plano é bem feito, o sucesso das suas ações acabam pagando os investimentos com grande folga. Pense nisso.

Eduardo Silva

Diretor de Comunicação – Iblanco Marketing

Deixe uma resposta