Anunciada em agosto de 2017, a nova plataforma de vídeos do Facebook chegou ao Brasil na metade de 2018 com o objetivo de bater de frente com Youtube e Netflix, com funcionalidade que permite que usuários assistam conteúdo original produzido e divulgado na plataforma. A vantagem para quem produz conteúdo é poder alcançar até 2 bilhões de pessoas.
O que é e como funciona
Após a equipe do Facebook perceber que os usuários gostam de consumir conteúdos audiovisuais aleatórios, a ideia de uma plataforma que organizasse e facilitasse o acesso surgiu.
Disponível em desktops, dispositivos móveis e smart TVs, o conteúdo é organizado em formato de episódios, originais, até com a possibilidade de produção do Facebook.
Dividido em duas abas, a Discover funciona como o feed do Facebook, mas com o objetivo de explorar vídeos divididos por categorias e a Watchlist, com conteúdos personalizados, além da possibilidade de interações, como comentários e reações já conhecidas.
O que o Facebook quer?
Apesar de uma disputa direta com Youtube e Netflix poder acontecer, não há como saber se o Facebook Watch dominará o mercado, mas já pode-se considerar os pontos positivos para o faturamento da rede social, por conta do espaço para publicidades e parcerias, chamando a atenção de anunciantes.
Como sabemos, o Facebook sempre se destaca tanto pelas inovações quanto pela competição com seus concorrentes. Vamos aguardar o desenvolvimento da plataforma e testar suas particularidades.