Cuidados íntimos

Uma atenção especial ao marketing desses produtos

Quando falamos sobre a categoria de cuidados íntimos, podemos falar sobre desodorantes, sabonetes íntimos, absorventes, protetores diários e todos os produtos voltados a um cuidado bem pessoal, uma categoria que vem crescendo e trazendo novas oportunidades de mercado.

Segundo pesquisa realizada pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), 95% dos entrevistados consideram os produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos essenciais e indispensáveis para os cuidados básicos com a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Com um número tão expressivo de consumidores, alcançar esse público através de inovação e diferenciais é fundamental. Talvez esse seja um dos motivos para grandes marcas transformarem a forma de se comunicar com o consumidor. Em 2018, uma das campanhas da marca Intimus fez muito mais do que divulgar a eficiência de seus absorventes: passou a defender uma causa, vivenciada por um grande número de mulheres, para não dizer todas. “Menstruada ou não, ela pode” foi o conceito que sustentou a campanha, dizendo ao mundo que uma mulher enérgica, que briga pelos seus direitos, não está necessariamente de TPM, e se estiver, tudo bem. Afinal, mulheres podem ser emotivas, intensas, persistentes, exigentes, imprevisíveis, porque tudo isso pode fazer parte de uma personalidade e não do período menstrual. Já pensou em quantas mulheres de identificaram com essa campanha?

Dermacyd foi outra marca do ramo que se reposicionou com uma nova forma de se comunicar com seu público: “Novo Dermacyd pro.bio Hidrate. Mantém a sua hidratação natural. Mantém a sua confiança” foi a campanha que divulgou o sabonete íntimo como um aliado da mulher moderna.

O que aprendemos com essas grandes marcas é que qualquer tabu na divulgação de produtos para cuidados íntimos ficou para trás. Além de que, divulgar um produto é muito importante, mas saber identificar e se relacionar com seu público é primordial.

Mas esse aprendizado não se limita apenas a grandes marcas: farmácias e drogarias, como revendedores de diversas marcas, podem e devem estar atentos a esse público que, mais do que consumir produtos de higiene e cuidado pessoal eficientes e inovadores, se identifica com campanhas vigentes e causas onde se vê representado. Na experiência de compra do consumidor, a primeira impressão é a que fica e, quanto a isso, muitas coisas são relevantes e determinantes. Por isso, esteja sempre atualizado sobre as tendências, preferências e escolhas de seus consumidores.

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