Todos os dias surgem novas informações e atualizações. Você já percebeu quantas coisas mudam diariamente? E esse mesmo fenômeno deve acontecer com a sua marca, daí a importância de renová-la: nosso cotidiano exige uma reinvenção.
Antes, era comum grandes empresas se apegarem à tradição e manterem até o modelo de negócios por tempos. Não tínhamos a velocidade de informações e o consumidor era, por muitas vezes, um agente passivo que só recebia a mensagem e era impactado.
Hoje o comportamento de consumo mudou e nada mais normal que sua marca acompanhar essa evolução.
Quando é necessário renovar minha marca?
Pontos a serem levantados para encarar um novo designer são:
- Seu logo dificulta a visualização e memorização?
- Sua marca transmite suas missões e valores atuais?
- Sua empresa está precisando mudar suas estratégias de vendas ou está passando por uma fusão?
- Existe alguma conotação negativa associada à sua marca?
- A identidade visual do seu concorrente está mais atrativa que a sua?
Se você analisou todos esses requisitos e notou que há necessidade de mudança, comece agora mesmo.
Qual é a influência que minha marca tem sobre meus clientes?
Não é só prestar um bom atendimento: a comunicação visual influencia como o consumidor percebe sua marca. Sua empresa precisa ser vista, lembrada e transmitir experiência positiva ao cliente, que deve sentir quem é seu negócio com uma linguagem visual atrativa.
Vou recomeçar minha marca do zero?
Não, você não vai recomeçar sua marca do zero. Ela vai passar apenas por adaptação para a atualidade, ou para a nova missão da sua empresa.
Grandes empresas já passaram por essa transição, sem mudar sua essência. Um bom exemplo é Volkswagen, que continua com sua logo com V sobrepondo o W, todos com o mesmo desenho, apenas modernizando conforme a época da mudança.
Como renovar minha marca?
Essencialmente, saiba quem são seus clientes atuais. Pesquise o mercado e descubra através dos seus consumidores e funcionários o que os aproxima e o que os distancia da sua empresa. Pergunte sobre o diferencial do produto ou serviço.
Avalie, também, a missão do seu negócio – será que esse valor está sendo passado ao seu público? Toda mudança é para alcançar novos objetivos e interfere em sua empresa como um todo. Por isso, busque ajuda especializada. A renovação de uma marca não é apenas modificar uma cor ou uma fonte.
Pronto para renovar sua marca? Fala pra gente aqui nos comentários!
A Iblanco tem profissionais que podem te ajudar!
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!
Olá Marcos, muito obrigado pelo seu feedback! Um abraço.