Entenda a diferença de público-alvo e persona

Por muito tempo, público-alvo era a única maneira de desenvolver peças para marketing e publicidade. Porém, com as mudanças que a tecnologia e a internet trouxeram, surgiu a necessidade de desenvolver outras ferramentas que não fossem tão generalistas. Eis aí a principal diferença de público-alvo e persona: enquanto o primeiro atinge um grupo específico de consumidores, o outro comunica para um indivíduo.

Para sermos mais claros, o público-alvo é um grupo que compartilha algumas semelhanças, como condição social e econômica, hábitos de compra, gênero, idade e Estado. Saber quem é seu público era o primeiro passo do planejamento de uma campanha. Porém, com os novos hábitos de consumo, e com a quantidade de informação disponível, é preciso ser mais certeiro com o consumidor. Saber quais são suas expectativas para que suas ações alcancem seus objetivos é fundamental e, a partir daí, surgiu a persona.

Afinal, o que é persona?

Persona é uma extensão do público-alvo, é a criação semifictícia do seu cliente ideal, um personagem para você entender melhor o que o cliente procura. A criação dela não pode acontecer a partir da sua imaginação, é preciso investigar seu público e fazer as perguntas certas para formar uma base de dados e conseguir montar a persona perfeita para o seu negócio.

Como coletar dados para montar minha persona?

Ao pensar em coleta de dados, a primeira coisa que vem à mente seria uma grande pesquisa com uma quantidade enorme de entrevistados. Mas não há motivo para essa preocupação. A dica é conversar com a equipe que está mais próxima do cliente para identificar alguns pontos:

  • Quais clientes compram mais da sua empresa;
  • Quais clientes são os que entendem a proposta do seu negócio;
  • Quais clientes são os mais antigos.

Após esse levantamento, você terá uma noção de quem é seu cliente. Pense em uma pesquisa qualitativa: se depois de 10 ou 15 entrevistas o perfil já se torna homogêneo, está na hora de você começar a montar sua persona.

Quais as perguntas que devo fazer para a minha persona?

O objetivo de montar uma persona é criar estratégias de marketing que parecem ser únicas para cada cliente. Por isso, ao montar o questionário, além das perguntas básicas como sexo, idade e etc., questione o íntimo do seu cliente, quais são seus desejos e objetivos quanto a trabalho e vida pessoal. Segue abaixo uma sugestão de questionário:

Trabalho

  • Qual é o seu cargo?
  • O que você faz no trabalho?
  • Como seu trabalho é mensurado?
  • Conte-me como é a sua rotina no trabalho.
  • Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas?
  • Quais são as ferramentas que você usa diariamente?

Empresa

  • Qual é o segmento de sua empresa?
  • Qual é o tamanho da empresa?
  • Objetivos
  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos?
  • Para você, o que é ser bem-sucedido em seu trabalho?

Desafios

  • Quais são os maiores desafios em seu trabalho?
  • Quais são os maiores problemas que você encontra para atingir seus objetivos?

Informação e conteúdo

  • Como você aprende novas habilidades e informações para o seu trabalho?
  • Quais são as principais publicações e/ou blogs que você consome?
  • Quais são as redes sociais de que você faz parte e com qual frequência você as utiliza para aprender algo?

Informações pessoais

  • Descreva um pequeno histórico sobre você (idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos, etc.).
  • Descreva sobre seu histórico educacional.
  • Conte um pouco sobre sua trajetória como profissional.

Hábitos de compra

  • Onde você costuma fazer a maior parte das suas compras: loja física ou online?
  • Com qual frequência você realiza compras online?
  • Você costuma realizar pesquisas antes de fazer compras?
  • Conte um pouco sobre sua última compra: onde foi, o que te levou a fazer a compra, se houve pesquisa de preço, etc.

Estruturando a persona

Possuindo todas as informações, se você já conseguiu identificar um ou mais perfis do seu cliente ideal, está na hora de montar sua persona. Você deve dar nome, idade, quais são suas preferências, se desejar poderá apresentar até uma foto, existem na web algumas ferramentas para você montar sua persona.

Quais as vantagens de usar uma persona

A persona oferece uma direção mais precisa para sua campanha de marketing, acaba sendo uma ferramenta para melhorar resultados e dar outras visões sobre seu negócio. Mas, se mesmo assim você ainda está inseguro de montar sua persona, conversa com a gente aqui nos comentários, a Iblanco pode te ajudar!

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