Tendências para logotipo em 2019

Logotipos 2019

Nos últimos anos algumas tendências para logotipos têm se destacado, e em 2019 muitas delas terão ainda mais presença em novos designs.
Caso esteja interessado em criar uma nova identidade para sua empresa, principalmente ao entender a importância de renovar sua marca, ou até mesmo se estiver dando início em um novo negócio, esteja atendo ao que pontuaremos neste artigo, pois servirá para entender melhor o que o designer que você contratou está aplicando ou sugerir algo que tenha achado interessante.

Presente e passado se misturam

Como todos sabem, o século XXI é marcado pela maior evolução tecnológica da história. Nunca em nossa linha do tempo de existência tivemos tantas mudanças em tão pouco tempo.
O crescimento do uso de redes sociais e a melhoria de smartphones, que possibilitam o acesso à tudo, em qualquer lugar ou momento do dia, forçou empresas a se adaptarem ao que seus clientes querem ver.
Ao mesmo tempo, uma onda nostálgica também dominou os logos de 2018 e tudo indica que continuará assim em 2019. Portanto, mesmo parecendo opostos, unir técnicas do passado com tecnologia é o que há no ano que se inicia.

Sobre as tendências

Abaixo, destacamos as principais tendências para logotipos de 2019. Quem sabe você não se inspira com alguma delas?

 

Modernidade e Vintage reunidos

Logos modernos e vintages

Combinar um design clássico com elementos modernos é tendência principalmente com empresas experientes que renovam suas marcas. A impressão de “somos modernos, mas temos uma longa história” é muito bem transmitida por logos com este visual.

 

Flat Design e degradê

Flat design

O que melhor define o Flat Design é a ideia de que “menos é mais”.
Conforme o tempo foi passando, diversas empresas decidiram renovar suas marcas, deixando o “rococó” de lado. Contornos, sombras, degradê e texturas foram deixadas de lado para dar lugar aos estilos mais chapados e simples.
Porém, nos últimos anos, o uso renovado do degradê no Flat Design tem aparecido cada vez mais em marcas grandes, como Instagram e Oi. Ao mesmo tempo que resgata uma técnica do passado, o uso de menos elementos reflete simplicidade e clareza.

 

Paleta anos 80 e 90

Anos 80 e 90 nos logos

Ainda falando de cores, agora sobre paletas, a tendência dos anos 80 e 90 tem ganhando relevância no universo do design. Desde cores vibrantes e tons pastéis, até formas geométricas e abstratas, o visual do final do século XX tem voltado com força.

 

Gifs

Gif como tendência

Totalmente atuais, os gifs, que são encontrados principalmente com teor humorístico, têm sido explorados em anúncios, ilustrações, ícones e logos, com o objetivo de chamar mais a atenção do usuário a partir do seu dinamismo e movimento.

 

Lettering ou Tipografia

Lettering

Muito utilizado no passado e tendo como maior exemplo o logo da Coca-Cola, o lettering, junto com fontes serifadas, também tem tudo para continuar a aparecer em 2019. Com o crescimento da tecnologia, designers decidiram diminuir o uso para, principalmente, facilitar a leitura, porém, a maior qualidade dos monitores facilitou o reaparecimento da técnica.

 

Apesar de todas as tendências acima te inspirarem para algo que queira realizar, deve ser levado em consideração o segmento da marca, a personalidade, seu público-alvo e objetivo de comunicação na hora de desenvolver uma identidade visual.

Se você decidiu que 2019 é o ano perfeito para uma mudança na sua marca, entre em contato com a Iblanco. Nós temos profissionais especializados em branding e identidade visual que podem te ajudar!