WhatsApp como canal de relacionamento e marketing

Não é novidade que o WhatsApp é parte da comunicação diária. No Brasil, mais de 120 milhões usam ativamente a plataforma e é nesse cenário que o comunicador pode ser usado como ferramenta de marketing e canal de relacionamento com o cliente.

Ao adotar qualquer estratégia, é preciso pensar no planejamento. E a versão de negócios do aplicativo, o WhatsApp Business, oferece diversas funcionalidades para facilitar a administração.

Como fazer uma conta WhatsApp Business?

Acesse a loja de aplicativos do seu celular, procure pelo WhatsApp Business e faça o download. Caso você tenha o aplicativo pessoal, não há problema em instalar a versão de negócios: os dois aplicativos funcionam independentes.

Preencha todas as informações: horário de funcionamento ou atendimento, link do site, categoria do negócio, descrição e localização.

Atenção ao preencher o nome da empresa. Depois de preenchido, ele não pode ser alterado.

A novidade fica na hora da confirmação do número do celular, onde pode ser configurado um telefone fixo. Para isso, marque a caixa para enviar o código de confirmação por ligação.

Usando o WhatsApp Business

O layout é bem parecido com WhatsApp, porém com visual bem mais sóbrio. E apresenta funcionalidades diferentes das do tradicional.

A ferramenta de mensagens inteligentes agilizará o atendimento: você pode configurar respostas rápidas para as perguntas mais frequentes.

Existem, também, mensagens de saudação para apresentar sua empresa e mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.

Você ainda pode separar por etiquetas seus contatos, o que simplifica o envio de mensagens personalizadas para cada cliente.

Na aba de estatísticas são apresentadas métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Potencialize seu canal de comunicação com o cliente

Ao mandar mensagens para seus clientes, certifique-se de que ele realmente conhece sua empresa.

O WhatssApp é um aplicativo de uso pessoal e ninguém gosta de ser invadido com mensagem de quem não conhece.

Também não mande muitas mensagens, tome cuidado com os horários e procure sempre oferecer um redirecionamento, por exemplo, para seu site ou sua fanpage.

Ofereça nesse canal vantagens exclusivas, como descontos, e informe o lançamento de novos produtos.

Não esqueça de sempre verificar as mensagens, e sempre respondê-las, mesmo com as mensagens automáticas ativadas.

Ficou com dúvidas de como usar o WhatsApp Business? Você já usa o aplicativo? Conta pra gente!

 

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