Dicas para você se destacar dos concorrentes

Destaque-se da concorrência

Ao iniciar o seu próprio negócio, o empresário tem que ter em mente que para conseguir sucesso precisa fazer e ser melhor do que seu concorrente. Essa é uma regra que você nunca deve esquecer. Faça algo que o torne único, inesquecível.

Mesmo na crise, sempre tem cliente. As pessoas não param de consumir, mas elas fazem isso em menor quantidade, com mais cuidado e atenção. Detalhes passam a ser mais importantes do que nunca, afinal de contas “Retail is detail”, ou seja, “Varejo é detalhes” como dizia San Walton, o fundador da maior rede de varejo do mundo o Wal-Mart.

 

Aqui vão algumas dicas para te ajudar

 

01 – Conheça seu concorrente e seja melhor que ele

 

Observe, aprenda e melhore o seu negócio acompanhando o que a concorrência faz. Desde o seu concorrente do lado, do mesmo tamanho ou até menor que sua empresa, até os grandes varejistas. Isso se chama “benchmarking” e é uma ferramenta de gestão utilizada por grandes empresas no mundo todo. Isso serve para um produto, um serviço ou uma loja.

Para se manter vivo e se destacar em um mercado que muda tanto, é preciso ter à mão todas as informações possíveis e aprender com os erros para fazer melhor.

Veja aqui uma matéria da Endeavor sobre isso.

 

02 – Crie estratégias para a sua empresa.

 

A palavra “estratégia” as vezes assusta, mas ela quer dizer “o conjunto de objetivos da empresa e a forma de alcançá-los”. Isso se faz com P L A N E J A M E N T O e é a única maneira de se preparar para a concorrência e o mercado.

Uma ferramenta que ajuda muito a estruturar um Planejamento, é a análise SWOT.

De forma organizada você vai analisar seus pontos fortes e fracos e as ameaças e oportunidades que o mercado oferece. Saber onde você pode falhar, no que pode melhorar ou quais são os seus pontos fortes. Depois trate de resolver todos os problemas que tiver e evidencie os seus pontos fortes. Mas concentre-se mais neste último ponto. Para se destacar dos seus concorrentes, aposte mais naquilo que é melhor.

Veja o que é e o que você consegue numa análise SWOT clicando aqui.

 

03 – Tenha qualidade no que você oferece ao seu cliente

 

A internet ampliou de forma global a possibilidade de um consumidor comprar. Do seu concorrente do lado a um site de compras da China, é só pesquisar no Google por qualquer produto ou serviço e facilmente ele encontrará muitas opões.

Mas como ser visto no meio de tantos concorrentes?

A palavra mágica é QUALIDADE. Mas ter qualidade em tudo? É possível?

Pense nisso: Uma Ferrari e um Volvo. O mais veloz e o mais seguro. Se analisarmos a qualidade da Ferrari no quesito segurança ela não é a melhor opção. Nesse caso o Volvo tem mais qualidade nesse quesito.  E quando pensamos num carro seguro, Volvo é a marca que vem em nossa mente.

Dessa forma você deve avaliar a qualidade do que oferece. Tenha um bom produto ou serviço e seja o MELHOR num ponto que seja importante para o consumidor.

Por exemplo: Ser a pizza mais rápida ou a mais recheada, ou a mais crocante…

Isso fará você se destacar.

 

04 – Relacione-se com seu cliente

 

Quando uma empresa tem um bom relacionamento com seu cliente, esse acaba por ser uma das principais formas de propaganda: positiva, espontânea e gratuita. Hoje o cliente procura uma experiência com a marca, por isso é essencial estabelecer um relacionamento com ele.

 

No que você deve focar o seu relacionamento com o cliente?

 

A primeira palavra é confiança: Isso é a base de qualquer relacionamento. Ele precisa confiar na sua empresa. E isso você conquista ao cumprir com aquilo que você prometeu na hora de fazer a venda. Não precisa ser mais, mas não pode ser menos.

A segunda palavra é resolutividade: Problemas vão acontecer, mas a sua prontidão e transparência para solucionar podem conquistar um cliente para sempre e que fará uma propaganda de sua empresa para muitos outros.

A terceira palavra é interesse: Ter interesse verdadeiro pelo seu cliente. Saber o que aconteceu em todas as interações do cliente com sua empresa e usar essa informação da forma correta transforma clientes em pessoas e pessoas é que compram, falam de sua empresa e abrem possibilidades para novos negócios. Isso pode ser feito tanto por pequenas, médias ou grandes empresas. Hoje existem muitos recursos de gestão de relacionamento (CRM) que auxiliam nesta tarefa.

 

Aumente suas chances de se destacar da concorrência com a Iblanco Digital.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *