Por que você deve manter um blog no site da sua empresa

Blog empresarial

Os blogs deixaram de ser diários pessoais, agregam valor à sua marca e criam empatia com seu público

No mundo do Marketing Digital, o blog deixou de ser diário pessoal e surge como mais uma ferramenta de aproximação da sua empresa com o cliente. Hoje, não é vantajoso manter um site com conteúdo estático, e ter um material dinâmico e de interesse do seu público é mais lucrativo para o seu negócio.

Com isso, sua empresa pode se tornar uma referência no mercado. O conteúdo publicado em um blog permanece, ficando disponível nas pesquisas do Google. Anúncios patrocinados, com o tempo, perdem sua validade, enquanto que um conteúdo de qualidade permanece por tempo indefinido.

Como planejar um blog?

Pensar para quem você está escrevendo, como um leitor com identidade é um ótimo passo: a impessoalidade e a sensação de estar comunicando individualmente é a chave do sucesso das suas postagens. Escrever para uma persona é muito mais assertivo do que para um público-alvo.

Entenda qual a diferença de persona e público-alvo neste artigo.

Além disso, montar um calendário das publicações é essencial, pois a periodicidade dá credibilidade à sua marca e manterá seu leitor. Com esses cuidados, o leitor vai ter o hábito de visitar o blog regularmente.

Quais temas devo abordar no blog da minha empresa?

Definido para quem você está comunicando, os assuntos abordados devem significar algo para ambos. A ideia é trazer seu cliente o mais próximo da sua marca. Falar apenas de produtos e se autoelogiar não vai ser assertivo e você não estará acrescentando nada de novo ao cotidiano do seu leitor. O seu blog deve instruir, fidelizar e até mesmo educar dentro do seu nicho de atuação e isso significa mais informação e menos propaganda.

Para levantar as pautas do seu blog, converse com seus funcionários, principalmente com aqueles que lidam diretamente com o cliente: eles poderão te dar um bom guia sobre o que você pode abordar.

Quem deve produzir esse conteúdo?

Uma ou mais pessoas podem escrever para o blog. Uma boa variedade de autores enriquece o conteúdo e traz à superfície temas diferentes. Promover discussões sobre os assuntos levantados é um modo de todos da sua equipe estarem envolvidos no desenvolvimento das postagens.

Onde devo hospedar meu blog?

Você deve estar se perguntando em qual local do seu site você deve colocar seu blog. Sua empresa pode criar mais um item no menu, uma categoria dentro da estrutura anterior, ou até mesmo usar um subdomínio dentro do seu próprio site institucional.

Se você não quiser ligar o site da sua empresa diretamente a um blog, também não há problema: compre um domínio e crie um blog personalizado. Alimente-o com material adequado, mas não esqueça de redirecionar para o site do seu negócio.

Quais serão meus resultados com a produção de um blog?

As postagens são um estímulo para que visitantes se tornem seus clientes. Com publicações regulares, é possível implementar uma estratégia para redirecionar o visitante: ele irá navegar para outros links e isso o estimulará a comprar seu produto. Uma ideia é oferecer cupons de desconto exclusivos aos seus leitores.

Outro resultado é que você poderá interagir com seu leitor, saber de suas impressões e direcionar sua marca para o caminho certo, além de corrigir eventuais falhas. Ter um blog é manter um rico canal de comunicação, onde você pode ouvir diretamente do seu consumidor o que ele espera da sua empresa.

Já está convencido a montar o blog da sua empresa? A Iblanco também pode te ajudar.

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