Visual Merchandising e seu papel na otimização de compra

Visual Merchandising

Se você tivesse apenas três segundos para convencer alguém a entrar no seu estabelecimento, o que você faria? É isso que o Visual Merchandising faz. Ele está presente no nosso cotidiano e, ao entrar em uma loja, está aplicado em tudo que vemos. Notou a importância de se manter um bom Visual Merchandising na sua loja?

Sendo parte da estratégia de promoção dentro do ponto de venda, o Visual Merchandising é a técnica de mapear e conhecer o comportamento dos consumidores, melhorando aspectos visuais e psicológicos do estabelecimento de venda. Seu objetivo é aumentar a rentabilidade, seduzir e criar uma empatia pela sua marca e, se bem aplicado, estimular as vendas e dar uma experiência de compra positiva para seu cliente.

Sabendo da sua importância, você já pensou na organização da sua loja e de como o Visual Merchandising pode alavancar suas vendas? A seguir, confira algumas dicas que irão ajudar você a aplicar alguns conceitos no seu negócio.

Coloque em evidência seus produtos

Produtos com boas oportunidades de preço e com grande volume devem estar no caminho principal da loja, expostos e precificados de maneira que atraiam a atenção do cliente. Produtos mais caros vão despertar a atenção do seu cliente através de uma exposição bem elaborada em prateleiras ou manequins.

Sempre coloque produtos relacionados juntos

O objetivo é melhorar a experiência de compra do seu cliente. Imagine que você está procurando uma camisa social e as gravatas estão exatamente ao lado. No momento, até pode ser que a gravata não seja tão necessária, porém, ela chamou sua atenção pelas cores e design. Com certeza, a compra dos dois itens poderá acontecer por oportunidade, por isso a importância de manter produtos relacionados juntos. Tudo em sua loja comunica e, por isso, você não pode perder a oportunidade de dizer ao seu consumidor que ele também necessita de um outro produto.

Crie um ponto central na entrada da loja

O ponto central da loja é sua segunda vitrine, uma nova chance de conquistar seu cliente. Por isso, você deve manter ali os produtos que são os favoritos do seu público-alvo em uma boa quantidade.

Dê movimento aos seus produtos

Não importa o tamanho da sua loja: ela precisa estar sempre em movimento. Mudar os produtos de lugar e realinhar as sessões de tempos em tempos é essencial, mesmo que você não receba novos produtos com frequência. Recolocá-los em outros espaços consegue alterar a percepção do seu cliente.

Comunicação visual na exposição           

A criação de promoções, lançamentos, eventos ou ofertas deve, sempre, ser informada ao cliente através da comunicação visual. Porém, quando produzida, deverá ser coerente com a imagem da loja e ser posicionada sempre em pontos de destaque, onde o consumidor consiga vê-las com facilidade.

A comunicação visual é uma ferramenta para atrair seu cliente, mas nada de placas e banners logo na entrada do seu estabelecimento. Já foi comprovado que poucos ou nenhum cliente percebe a presença delas ali.

Deixe em evidência os gostos dos clientes e não as suas vontades

Um dos grandes erros de empreendedores é tentar oferecer apenas sua visão de compra ideal. É preciso entender o que o cliente busca, o que está sendo mais falado ou vendido no mercado e oferecer o que a maioria está desejando, não esquecendo de deixar em destaque os produtos mais procurados.

Compreendendo melhor a importância do Visual Merchandising para o seu negócio, você consegue chamar a atenção do seu cliente e, consequentemente, vender mais. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!

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