A publicidade em jogos digitais

O mercado de games no Brasil, está em grande expansão. Na América Latina, já somos o principal país em consumo de jogos digitais. As novidades tecnológicas cada vez mais presentes em nosso cotidiano, estão por trás desse grande crescimento. Entre elas, a praticidade que os smartphones trouxeram na hora de jogar, aliás, só no Brasil há mais de um smartphone ativo por habitante, de acordo com a 29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas.

E se você está acostumado a associar os games, como um hobby de homens adolescentes, temos que te informar que o cenário não bem é esse. Segundo o estudo feito pela Blend New Research em parceria com Sioux e ESPM, o público feminino que é fã de games corresponde a 52,6% dos 2800 entrevistados de 14 a 84 anos que participaram da pesquisa.

Com um crescimento tão expressivo no mundo dos games, claro que as marcas não iriam perder a grande oportunidade de se divulgar, e conquistar um espaço novo para suas publicidades.

Para entender melhor como funciona as ações publicitarias nos jogos, vamos diferenciar os dois tipos mais comuns que contém publicidade, conhecidos como Advergames e In-game advertising.

Advergames: São pequenos jogos que não são comercializados, já que seu único intuito é divulgar um novo produto ou serviço.

In-game advertising: As ações publicitarias são inseridas dentro do contexto do jogo, ou seja, o jogo não foi desenvolvido unicamente para divulgar a marca.

Um dos grandes diferencias dessa publicidade, está na interação com a marca que ela proporciona, criando uma relação mais estreita entre produto e consumidor. Além disso, o tempo e atenção que o consumidor disponibiliza para o jogo, em muitos casos são maiores que as outras mídias mais tradicionais.  Esses são apenas alguns dos motivos, que está tornando esse meio de divulgação cada vez mais atraente.

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