A logomarca é a impressão imediata do seu negócio, precisa ser memorável, simples e clean. Não é nada fácil chegar a esses pontos, mas a boa notícia é que, com estratégia e planejamento, é possível chegar a esse resultado. Neste post, recomendamos um passo a passo de como criar sua logomarca.
Capture e entenda a alma do seu negócio
Primeiramente, conheça realmente quem é sua empresa, pense nas características e nos valores da sua marca. Comece com papel e caneta e faça uma lista da personalidade do seu negócio, circule quais características você considera as principais, o coração. Pondere, também, quem é seu público, quem é sua persona, coloque todos esses pontos para revelar a essência da sua marca.
Além disso, pesquise, e muito: você precisa entender como seu concorrente está se posicionando. Consequentemente, você terá boas referências para se posicionar de maneira semelhante ou fazendo algo totalmente diferente da concorrência.
Você já pesquisou, encontrou o principal valor da sua empresa, e o padrão da concorrência. Agora é hora de colocar a criatividade para funcionar. Vamos pensar primeiro na tipografia da sua marca.
Tipografia – Escolhendo a fonte
Ao escolher a fonte da sua marca, a primeira coisa que deve ser pensada é a temporalidade. Será que essa tipografia vai cair em desuso rapidamente? Se sim, melhor escolher outra, uma boa fonte que ultrapassa a barreira do tempo, ou seja, sua marca não entrará em decadência, o que economiza em comunicação, futuramente.
Não esqueça que sua tipografia precisa estar em sinergia com seu cliente. Se você quer atingir um público jovial, não adianta colocar uma fonte requintada, e vice-versa. Por fim, não escolha fontes muito finas e delicadas, porque ficam difíceis de serem aplicadas, e serem vistas.
Pense: sua logo será aplicada em diversos tamanhos, em diversas superfícies e precisa estar legível. Então, escolha fontes com contornos marcantes, o que vai garantir a visibilidade em qualquer lugar e tamanho.
Cores – Vendo a gama de cores da sua marca
As cores nos trazem sensações e, por isso, ao desenhar sua logomarca, você precisa escolhê-las com cuidado. O que você que causar no seu cliente? Conforto, leveza? Para isso, as cores são excelentes aliadas.
Ao analisar a cartela de cores do mercado, a primeira coisa que você deve decidir é se você vai seguir o que está mais usual. Nesse caminho, ser reconhecido pelo público pode ser adverso, já que sua marca é mais uma entre outras semelhantes. Agora, sair do padrão, é uma ótima oportunidade da sua empresa se destacar, por inovação e ousadia.
A cor é a identificação da sua marca, então escolher apenas uma garante ao seu logo uma integralidade. Mas, se sua empresa traz como personalidade a diversidade, você pode usar até mais de três cores.
Se o logotipo for colorido, ele também precisará conter pelo menos as versões em preto e branco, para quando for necessária à sua utilização.
Sabemos que existem cores frias e quentes. Nossa recomendação é que marcas que buscam sobriedade e sofisticação se mantenham na cartela fria. Se sua marca é jovem, demonstra energia, vá para o lado quente da cartela de cores.
Imagens – Usar ou não?
Você montou a tipografia, escolheu as cores, e sentiu que está faltando algo? Então, é a hora de inserir imagens, uma forma geométrica ou até mesmo uma ilustração abstrata. Primeiramente, escolha uma imagem com conexão com a sua empresa, sem muitos detalhes, de preferência apenas os contornos. Conseguiu identificar o que é? Se sim, e casou com aquilo que pretendia, pode usar.
Uma outra opção são as formas, escolher as preferidas e a partir disto tornar um objeto abstrato, sempre casando com a proposta do seu negócio.
A escolha do estilo da sua logomarca fica a seu critério. Porém, é importante focar sempre na simplicidade, em todos os tópicos, nas cores, na tipografia e na imagem: dessa forma, sua imagem fica fácil de ser identificada e atemporal. Pronto para começar a imaginar sua logomarca?