O papel das redes sociais dentro da estratégia de Marketing Digital

Estratégia de marketing e redes sociais

Primeiramente, devemos entender o que é Marketing Digital para vislumbrar o papel das redes sociais dentro dessa estratégia.

Marketing Digital engloba todas as ações para promover sua empresa por meio de mídias digitais, como blogs, sites, motores de busca, redes sociais, e-mail e outros.

Neste artigo, vamos destacar a importância das redes sociais dentro de toda essa estratégia.

O relatório da Adobe Digital Insights de 2018 mostra que os anúncios dentro das redes sociais direcionaram três vezes mais clientes do que sites.

Ou seja, as pessoas estão vendo anúncios dentro dessas redes e clicando mais do que nunca.

A pesquisa da Adobe ainda revela que, entre 18 e 19 anos, 50%, e entre 20 e 36 anos, 42% acreditam que redes sociais são mais relevantes como canal de anúncios.

 

Investindo nas redes sociais

 

Para investir em redes sociais, não basta apenas ter uma fanpage no Facebook ou um perfil no Instagram: é preciso criar envolvimento com seus seguidores. Para isso, entender seu público é fundamental.

Já falamos das diferenças de público-alvo e persona e definir para quem você vai comunicar é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing nas redes sociais.

Você deve levar em conta, nessa definição, dados geográficos (em qual local seu público está), quais as características dessas pessoas (idade, sexo, classe social, profissão, grau de escolaridade, etc.), estilo de vida, personalidade e comportamento.

Com esses últimos dados, seus conteúdos e anúncios serão mais ajustados, gerando a interação e o envolvimento desejados.

Mas afinal: o que é envolvimento?

 

Sempre ouvimos falar de envolvimento. Mas o que é essa métrica tão levada em conta?

Envolvimento em um post, seja no Facebook ou no Instagram, é o que acontece quando o post faz impacto suficiente para que os usuários se sintam inclinados a interagir.

Quando temos reações, curtidas e comentários em um post, desencadeiam a curiosidade de outras pessoas, assim causando mais impacto e atenção.

 

Buscando engajamento?

 

Trazer engajamento para suas postagens também é uma peça fundamental dentro do seu planejamento.

Em janeiro de 2018, o Facebook mudou os algoritmos do feed de notícias, dando prioridade a postagens de amigos e familiares.

A partir desse momento, postagens com interações, reações e comentários teriam mais visibilidade no feed de notícias.

Portanto, para que o conteúdo da sua empresa seja bem classificado no feed de notícias, seus posts devem incentivar comentários longos e compartilhamentos, a fim de criar o engajamento tão desejado por qualquer marca.

Criando conteúdo para Redes Sociais

 

Já dissemos a importância de saber quem é seu público para saber, exatamente, o que seus seguidores desejam ver.

Outro ponto é a pesquisa sobre o que é funcional para você e o que está funcionando para seus concorrentes.

Preste atenção ao tipo de mídia do concorrente que atrai mais engajamento, se é vídeo, imagem – e o conteúdo. Além disso, atente-se ao formato: se são várias fotos, se há presença de texto, duração do filme, se há legendas ou não.

E outro ponto que não pode ficar de fora é a frequência da atualização da página.

Considere todos esses fatores, pondere o que é mais efetivo e aplique no seu planejamento de redes sociais.

Conclusão

 

É preciso ter em mente que o planejamento de marketing digital não possui um formato fixo. E que, constantemente, são feitas análises e revisões para ver o que continua funcionando ou não.

Esteja sempre pronto para tentar novos insights, táticas diferentes.

Por vezes, as postagens que você prevê atrair uma tonelada de envolvimento não têm o efeito desejado. Entenda sempre: é o seu público que decide o que é digno de engajamento, não você!

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