Nos últimos anos algumas tendências para logotipos têm se destacado, e em 2019 muitas delas terão ainda mais presença em novos designs.
Caso esteja interessado em criar uma nova identidade para sua empresa, principalmente ao entender a importância de renovar sua marca, ou até mesmo se estiver dando início em um novo negócio, esteja atendo ao que pontuaremos neste artigo, pois servirá para entender melhor o que o designer que você contratou está aplicando ou sugerir algo que tenha achado interessante.
Presente e passado se misturam
Como todos sabem, o século XXI é marcado pela maior evolução tecnológica da história. Nunca em nossa linha do tempo de existência tivemos tantas mudanças em tão pouco tempo.
O crescimento do uso de redes sociais e a melhoria de smartphones, que possibilitam o acesso à tudo, em qualquer lugar ou momento do dia, forçou empresas a se adaptarem ao que seus clientes querem ver.
Ao mesmo tempo, uma onda nostálgica também dominou os logos de 2018 e tudo indica que continuará assim em 2019. Portanto, mesmo parecendo opostos, unir técnicas do passado com tecnologia é o que há no ano que se inicia.
Sobre as tendências
Abaixo, destacamos as principais tendências para logotipos de 2019. Quem sabe você não se inspira com alguma delas?
Modernidade e Vintage reunidos
Combinar um design clássico com elementos modernos é tendência principalmente com empresas experientes que renovam suas marcas. A impressão de “somos modernos, mas temos uma longa história” é muito bem transmitida por logos com este visual.
Flat Design e degradê
O que melhor define o Flat Design é a ideia de que “menos é mais”.
Conforme o tempo foi passando, diversas empresas decidiram renovar suas marcas, deixando o “rococó” de lado. Contornos, sombras, degradê e texturas foram deixadas de lado para dar lugar aos estilos mais chapados e simples.
Porém, nos últimos anos, o uso renovado do degradê no Flat Design tem aparecido cada vez mais em marcas grandes, como Instagram e Oi. Ao mesmo tempo que resgata uma técnica do passado, o uso de menos elementos reflete simplicidade e clareza.
Paleta anos 80 e 90
Ainda falando de cores, agora sobre paletas, a tendência dos anos 80 e 90 tem ganhando relevância no universo do design. Desde cores vibrantes e tons pastéis, até formas geométricas e abstratas, o visual do final do século XX tem voltado com força.
Gifs
Totalmente atuais, os gifs, que são encontrados principalmente com teor humorístico, têm sido explorados em anúncios, ilustrações, ícones e logos, com o objetivo de chamar mais a atenção do usuário a partir do seu dinamismo e movimento.
Lettering ou Tipografia
Muito utilizado no passado e tendo como maior exemplo o logo da Coca-Cola, o lettering, junto com fontes serifadas, também tem tudo para continuar a aparecer em 2019. Com o crescimento da tecnologia, designers decidiram diminuir o uso para, principalmente, facilitar a leitura, porém, a maior qualidade dos monitores facilitou o reaparecimento da técnica.
Apesar de todas as tendências acima te inspirarem para algo que queira realizar, deve ser levado em consideração o segmento da marca, a personalidade, seu público-alvo e objetivo de comunicação na hora de desenvolver uma identidade visual.
Se você decidiu que 2019 é o ano perfeito para uma mudança na sua marca, entre em contato com a Iblanco. Nós temos profissionais especializados em branding e identidade visual que podem te ajudar!