Anos 90 e a nostalgia na propaganda

Não é de hoje que revisitamos modas e tendências passadas, e no fim da década de 10 do século XXI, não poderia ser diferente.

A última “novidade” do momento é resgatar o estilo dos anos 90, chamando a atenção pelo gostinho de nostalgia provocado por campanhas e outras ações que revisitam o passado, afinal, a década acabou há 20 anos.

Filmes revolucionários, como Matrix e músicas dando início à uma sonoridade totalmente diferente da anterior, como o grunge, o rap, além do surgimento do teen pop, com boy e girl bands famosas no mundo todo, como Backstreet Boys e Spice Girls e o sucesso da lambada aqui no Brasil foram algumas das várias coisas que marcaram os anos 90.

 

Nostalgia: Por quê é tão eficaz?

 

Em tempos de correria e muita informação, nós ficamos cansados. Por mais que já tenhamos acostumado com todo o frenesi da vida moderna, parar um pouco é ótimo, e parar para relembrar bons momentos, mais tranquilos do que os de hoje, é melhor ainda.

Invocar memórias dos consumidores os leva direto para a infância ou adolescência em situações inesquecíveis, provocando uma associação direta com a felicidade e a presença de uma marca na vida das pessoas.

 

Engajamento certo

 

Não importa quanto tempo passe, se uma campanha falar sobre Um Maluco no Pedaço, todos irão curtir, comentar e compartilhar. A nostalgia gera engajamento e tráfego orgânico, podendo ter o milésimo compartilhamento sem nenhuma relação com a origem do primeiro.

Outro detalhe importante na criação de uma campanha utilizando a nostalgia é o visual, que, mesmo que resgate algo do passado, possibilita explorar outros campos e criar peças totalmente originais. Este é o caso de relançamentos, como do Mega Drive em 2017.

Por falar no Mega Drive, relançamentos também enchem os olhos de consumidores nostálgicos e cheios de vontade de reviver experiências da infância ou adolescência.

 

O passado sempre atrai

 

Se uma empresa, principalmente das mais antigas, explorar bem a nostalgia na propaganda, é certeiro que vai conquistar e reconquistar muitos fãs da marca, mas é preciso ter todo um planejamento e pesquisa para confirmar se uma campanha como essa terá retorno.

O passado sempre atrai, chama a atenção e emociona, então, vale a tentativa.

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